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    Mensagem  Manto Negro Qui Set 15, 2016 2:43 pm

    Não entendo nada de programação e não sei dizer se o algoritmo dos dados do Warnet é bom ou ruim.

    Mas o fato é que a evidência empírica mostram que eles favorecem, e muito, a defesa. Talvez no tabuleiro fosse assim, talvez não. Sinceramente não lembro, não jogo tabuleiro faz mais de 10 anos.

    Esta dificuldade de atacar traz diversos efeitos nefastos para os jogadores. Além da pura e simples frustração, estou convencido que esta é a raiz do problema do troca-troca de territórios para ganhar carta: compensa muito mais ficar no reme-reme, fazendo trocas enormes e empilhando exercitos do que atacar. Quem ataca sempre leva a pior.

    Pensando nisso, de repente me lembrei de uma coisa... Nem todo mundo sabe, mas o WAR da Grow foi inspirado em um jogo americano chamado RISK, da Parker Brothers.

    As principais diferenças entre o WAR e o RISK eram:
    a) O RISK não tinha objetivo, era só conquista ao mundo
    b) A defesa só tinha 2 dados

    Isso mesmo, a defesa só defendia com, no máximo, 2. Tinha a vantagem do empate, mas não ao ponto de ocasionar o famigerado "Perdeu 3".

    Minha sugestão é adicionar, como uma regra OPCIONAL, que a defesa só possa defender com 2, como no RISK. Acho que isso incentivaria em muito o jogo ofensivo.

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